Plataformas Vibratórias Oscilantes

 As Plataformas Vibratórias Oscilantes transmitem micro vibrações ao corpo e nosso corpo reage a estas com uma rápida contração relaxamento dos músculos (de acordo com a potencia previamente escolhida) superior ao obtido durante um treino intenso.

O efeito desta plataforma baseia-se no reflexo de estiramento muscular pois a plataforma de vibratória oscilante tende a desequilibrar o eixo do corpo, ao faze-lo o nosso cérebro recebe essa informação, e reage e envia a informação para que os músculos retomem o equilíbrio reflexo sensório-motor

Com as plataformas vibratórias  é possível fazer um trabalho muscular em velocidades muito mais rápidas do que aquelas que empregam uma das atividades físicas habituais como correr, praticar desporto ou de andar bicicleta.

Assim, os músculos executam uma contração muito alta / relaxamento a cada segundo que passa.

As plataformas verticais por outro lado promovem uma maior estimulação muscular e consequentemente o desenvolvimento, mas em contrapartida, são mais prejudiciais ao organismo.

A utilização de vibrações oscilantes  provocam inclinações corporais e assim favorecem a melhoria da proprioceção e coordenação de movimentos.

Os estudos publicados dizem que a nível musculo esquelético este tipo de plataforma  provoca um aumento na força muscular.

Na minha opinião, as Plataformas Vibratórias a nível musculo-esquelético aumentam a flexibilidade, estabilidade e contração muscular o que por sua vez vai ter três efeitos:

• Melhoria da mobilidade articular.
• Promove a circulação sanguínea.
• Produz relaxamento muscular.

12 comentários em “Plataformas Vibratórias Oscilantes”

  1. gostaria de saber se tem alguma indicada para min ou não posso usar tenho tendinites joelhos dor tornozelos hernia de disco ciatico que doi dor nas juntas preciso emagrecer para ver se doi menos as pernas por enquanto obrigado

  2. Sou portadora de artrose no joelho direito e fiz artroplastia no esquerdo. Também tenho artrose nas mãos e nos ombros direitos e esquerdo.

    Atualmente sou sedentária, tenho 72 anos e uma boa saúde! Não tomo nemnum remédio alopático, só suplementos alimentáres, meus exames médicos são excelentes.
    Tenho pouca osteopenia, boa massa muscular, porém estou um pouco acima do peso.

    Minha pergunta: li que não se pode usar a plataforma vibratória com artrose e muito menos quem fez artroplastia.
    Posso usa-la se colocar uma joelheira firme para não causar atrito na artrose a na prótese?
    Muito obrigada.
    Antonia.
    Obs.: Gostaria muito de poder usar a plataforma pelos benefícios que eu poderia ter. 🙂

  3. Tenho interesse em comprar uma pra mim,mas estou com dúvidas se posso utiliza-la porque estou com dores no joelho e por isso estou fazendo fisioterapia .Estava fazendo pilates ,mas meu joelho doia muito ,chegando a inchar.éstou com essa dúvida:se compro ou não a máquina ,pois tenho medo de perder dinheiro,mas se for indicado para mim,qual seria a melhor?

    1. Vanda no seu caso antes de compra uma viste uma academia/ginásio e experimente como o seu corpo reage ao exercício com a plataforma

  4. Quero comprar uma plataforma, mas estou em dúvida entre dois modelos a triplanar da Athetic ou a Bio Vibe. Por favor, não quero comprar e depois me arrepender, pode me auxiliar?

  5. Boa tarde. Sou Fisioterapeuta e estou querendo adquirir uma plataforma mas estou com algumas duvidas e gostaria do teu auxilio. a utilização é para tonificação, e tbm após a utilização de aparelhos esteticos tipo o manthus e a cavitação. me envie por email por favor com seus respectivos valores e utilização. grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *