Plataformas vibratórias contra a osteoporose

plataformas vibratorias contra osteoporose Segundo estudos recentes a utilização do Movimento de Vibração obtido pela utilização das plataformas Vibratórias tem obtido resultados fantásticos para doentes que sofrem de Osteoporose.

A Osteoporose é um doença caracterizada pela  diminuição da massa óssea e consequente enfraquecimento do osso tornando-o mais propenso a fracturas.

Esta Doença quando é diagnosticada precocemente pode ser minimizada com os tratamento disponíveis. A parte negativa desta doença é ser diagnosticada tardiamente  e num estado mais avançado. 

As opções de Tratamento e as mais eficientes são a utilização da medicação , alimentação rica em cálcio e o exercício físico.

O exercício Fisico independentemente da idade desempenha um papel importante na no aumento da formação da massa óssea.

Mas estudos recentes comprovaram que a utilização das Plataformas vibratórias e do seu movimento vibratório sobre o organismo provocavam o aumento da massa óssea apenas com 3 sessões de 30 minutos por semana.

Como actuam as plataformas vibratórias na osteoporose?

O movimento de vibração da plataforma sobre o organismo ainda que num nível baixo leva à necessidade dos músculos efectuarem movimentos de contração e Relaxamento para manter o equilíbrio levando à tonificação dos músculos e por seu lado a pequenos traumatismo no osso.

Estes pequenos traumatismos vão levar o organismo a desenvolver um processo de Osteogênese para regenerar o osso para, se sujeito a novas agressões e isso inclui um aumento da massa óssea.

A plataforma Vibratória vai exercer o seu efeito vibratório sobre as fibras musculares de acção rápida   provocando um aumento  da densidade óssea mas também um aumento da força muscular  e consequente melhoria no controle postural e equilíbrio .

 Esses benefícios podem ajudar a reduzir o risco de quedas e desta forma reduzir o risco de fracturas em pessoas que sofrem com a osteoporose.

Um dos grande atractivos das plataformas vibratórias é permitirem fazer exercício físico obtendo resultados superiores do que com o exercício dito habitual como por exemplo caminhadas e apenas com cerca de 3 sessões por semana.

Convêm ressalvar que a utilização das plataformas Vibratórias não dispensa a ingestão de medicamentos actua sim como um complemento um do outro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *